Hello, concurseiro! Vamos otimizar seus estudos?

O sonho da maioria dos estudantes, não é? Estabilidade, segurança,...tudo que uma vaga de um concurso público oferece. Mas você deve saber que é muito concorrido, você deve se destacar e ter foco no que quer buscar, varias pessoas desistem na primeira tentativa, mas quem tem foco luta até conseguir e claro, busca métodos para ajudar os estudos e memorização dos assuntos. Dá uma lida nessas dicas super comprovadas que vão te ajudar a ficar na frente e fazer valer a pena as horas, dias, semanas de estudos.

FAÇA MAPAS MENTAIS

Caraca! Eu adoro Mapas Mentais, super ajuda no processo de memorização, utilize muitas cores, símbolos e desenhos e várias canetas coloridas, isso chama a atenção do seu cérebro, fazendo com que você se lembre da imagem a longo prazo. O mapa mental pode ser simples ou elaborado, desenhado à mão ou no computador. É possível incluir linhas curvas ou de diversas espessuras, desenhos, fotos e conter diferentes cores — tudo para ajudar a visualizar e memorizar o conteúdo. Por isso, essa ferramenta é essencial na hora do estudo, pois simplifica, reduz e seleciona as informações que são mais importantes. Isso ajuda nosso cérebro a fazer novas associações de forma mais rápida e eficiente, melhorando as conexões entre os conceitos fundamentais e tornando a criatividade mais fluente.

 

EVITE DISTRAÇÕES

Cara! Distrações não combinam com otimização de tempo, você gasta muito mais tempo em redes sociais, sem perceber, do que fazendo realmente o que importa. Geralmente fizemos o que nos dá prazer, assistir TV, olhar sites de fofocas, Instagram e TIK TOK, nossa, tik tok é uma tentação. Mas evite essas distrações, coloque o celular longe, esqueça a TV e escolha um lugar calmo, tranquilo e com uma boa claridade.

ANOTE PALAVRAS CHAVES

Demais! Associe o assunto à palavras chaves. Palavras que façam você lembrar do restante da frase, do significado. Algo que seja um gatilho mental, para acionar sua memória.

 

FAÇA SIMULADOS

Super dica! Após estudar cada assunto faça um simulado, mas simulado mesmo, aqueles de concurso, que você encontra a monte na internet, após, analise quais temas você está tendo mais dificuldade e revise eles. O objetivo do simulado é identificar onde você está tendo mais dificuldade, para que você possa fazer reforço em determinado assunto.

 

ORGANIZE SEU DIA POR TEMAS

Não misture tudo! Ou é português ou é matemática, estude primeira um assunto, faça simulado, reforço, depois se joga para outro, assim você fica craque em um assunto depois em outro.